Chamo-me Helena Pimentel. Sou natural de Vinhais, uma vila no distrito de Bragança. Devido à distância não poderia deslocar-me todos os dias para a faculdade de automóvel, como actualmente faço. Então em Setembro de 2008 iniciei uma nova jornada. Aquiri a responsabilidade de gerir uma casa. Confesso que no início não foi uma tarefa fácil. Tudo aqui era novo... Todos os cantos da cidade, as pessoas, o ar, tudo. No entanto, as amizades foram surgindo. E pouco a pouco, via-me sempre rodeada de gente, se não era pelas festas, jantares de grupo, era porque se tratava de altura de testes e exames e a azafama começava para estudar. Foi o primeiro ano de faculdade. O senso comum diz que é o melhor e o pior. Melhor pela diversão, pior pelos resultados da feculdade. Bem quanto ao meu, posso dizer que foi inesquecível.

Powered By Blogger

Para ser grande, sê inteiro

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.


Ricardo Reis



"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra." Bob Marley



segunda-feira, 31 de maio de 2010

Retórica e Matáforas



Uma vez que a máfia surgiu no Sul de Itália, é pertinente colocar a bandeira do país, símbolo das suas origens como pano de fundo. A escolha do outro elemento, a árvore, surge por simples analogia com organização. Como em qualquer instituição existe uma fonte, uma raiz, a da máfia recua à época medieval, no entanto está dividida. Embora o fundamento seja o mesmo, existem diversos grupos, nomeadamente a Cosa Nostra, a Camorra e a Napolitana, que tem diferentes alvos, mas a mesma raiz. Imaginemos então que estes grupos são representados na árvore pelos ramos. Os frutos, por sua vez é o capital. Um dos principais objectivos da máfia é angariar “fundos” de um modo pouco ético, ou mesmo ilegal. Em suma é uma rede organizada, bem estruturada, que tem como principal “fruto” o dinheiro. Poderia ter escolhido um outro tipo de imagem, mas como esta entidade já tem um fundo tão pouco claro, tão obscuro, a escolha recai numa tentativa de amenizar a organização e não a tornar ainda mais agressiva.
Notas do trabalho:
Não foi possível colocar a imagem original uma vez que foi produzida por sobreposição. Este trabalho deu-me algum prazer em fazer, nomeadamente pelo tema, que exigiu algum trabalho de pesquisa mas também pela ideia da criação de um ligotipo. Este último tem um papel fulcral na actividade que futuramente iremos exercer, uma vez que todas as organizações possui um elemento de identificação. Tal como o texto dizia, também é importante a analogia da máfia como organização, todas as empresas funcionam como organizações. Uma vez que a máfia é uma organização capitalista, intrigante para alguns, eu desconhecia as origens e funcionamento desta organização. Confesso que me despertam elevado interesse sociedades secretas, desde a Maçonaria, Illuminati, Templários, Bilderberg, etc. Efectuo um trabalho de pesquisa sobre elas e guardo os ficheiros que sejam novidade, cheguei mesmo a adquirir artigos de revistas Brasileiras sobre o tema, também só poderiam mesmo ser em língua portuguesa, porque noutra língua, seria quase impossível e então é que se tornariam verdadeiramente secretas, pelo menos para mim. Assim, este trabalho deu-me a conhecer uma nova organização "obscura" o que me deu uma motivação extra para o efectuar.

Sem comentários:

Enviar um comentário